segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio

RECEBI ESTA MENSAGEM HOJE:

Hoje, 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco, e este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres” para as atividades. As ações visam a alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e sobre os males que seus produtos causam à saúde e ao meio ambiente.

No Brasil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) promove a campanha “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro”. A principal ação da campanha ocorre na Ilha da Cidade Universitária, às 10h, com o plantio de flores no jardim em frente ao prédio da Reitoria da UFRJ.
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta – cerca 1 bilhão e 200 milhões de pessoas – seja fumante.
Saiba mais sobre a campanha no hotsitesobre tabagismo do INCA – Ministério da Saúde.
http://www.inca.gov.br/tabagismo/

FUI LÁ CONFERIR:

Jovens e mulheres na mira da indústria do tabaco
A promoção e o marketing de produtos derivados do tabaco junto ao público jovem são essenciais para que a indústria do fumo consiga manter e expandir suas vendas. O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, e isso se deve às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo. A isto somam-se a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens. A divulgação dessas idéias ao longo dos anos tornou o hábito de fumar um comportamento socialmente aceitável e até positivo. A prova disso é que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade. Seduzir os jovens faz parte de uma estratégia adotada por todas as companhias de tabaco visando reabastecer as fileiras daqueles que deixam de fumar ou morrem, por outros consumidores que serão aqueles regulares de amanhã.

Nos arquivos secretos oriundos de documentos internos de grandes empresas transnacionais do tabaco, finalmente revelados durante uma ação judicial movida contra elas por estados norte-americanos crianças e jovens são descritos como "reservas de reabastecimento" e um dos principais alvos estratégicos, devendo se tornar dependentes do cigarro ainda cedo. Além disso, os documentos comprovam que, apesar de a indústria do tabaco se posicionar publicamente de uma forma, suas verdadeiras intenções são completamente opostas. Veja alguns exemplos:

"Eles representam o negócio de cigarros amanhã. À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se tornará a parte chave do volume total de cigarros, no mínimo pelos próximos 25 anos."
J. W. Hind, R.J. Reynolds Tobacco, internal memorandum, 23rd January 1975

"Atingir o jovem pode ser mais eficiente mesmo que o custo para atingí-los seja maior, porque eles estão desejando experimentar, eles têm mais influência sobre os outros da sua idade do que eles terão mais tarde, e porque eles são muito mais leais à sua primeira marca."
Escrito por um executivo da Philip Morris em 1957

Mais arquivos secretos da indústria do tabaco (em PDF)

Após a divulgação desses documentos e principalmente dos recentes avanços alcançados pela saúde pública no controle do tabagismo, a indústria fumígena passou a adotar um discurso conciliador visando reconstruir sua imagem. Essa nova estratégia inclui o reconhecimento, em parte, dos riscos associados com o tabagismo, o desejo de diálogo, a abertura para regulamentações "racionais" e o envolvimento com projetos sociais para transmitir ao público a idéia de empenho pelas causas sociais como o combate à pobreza, ao trabalho infantil e ao analfabetismo, além da defesa do meio ambiente. Em 2003, a Souza Cruz foi premiada pela Câmera Municipal de São Paulo pela "atuação socialmente responsável" da companhia.

Por esses esforços, fica a impressão de que a indústria do tabaco é contra o consumo do tabaco entre os jovens e promove medidas supostamente dirigidas para prevenir o tabagismo para menores de idade, criando campanhas e utilizando a idéia de que "fumar é para adultos". Porém, na verdade, ao apresentar o cigarro como "adulto" e "proibido", essas companhias buscam colocar sutilmente um importante ingrediente para reforçar o comportamento rebelde do adolescente, pois entre as principais motivações para o adolescente fumar são o desejo de se afirmar como adulto, sua rebeldia e a rejeição dos valores dos seus pais.

Essas estratégias funcionam de forma favorável aos interesses econômicos da indústria do tabaco. São estratégias contraditórias, pois não mudam o interesse dos jovens em consumir cigarros nem reduzem o consumo do tabaco entre eles e ao mesmo tempo beneficiam o setor tabageiro.

O Estudo Global do Tabagismo entre os Jovens, realizado pela OMS em 46 países, revelou um quadro alarmante de dependência prematura. Em algumas áreas da Polônia, de Zimbábue e da China, crianças de 10 anos de idade já estão dependentes do tabaco. Os adolescentes globalizados em Nova Iorque, Lagos e Pequim são vistos como alvos fáceis pelas multinacionais do tabaco. Tendo em vista que as marcas globais são veiculadas na propaganda como um estilo de vida a ser almejado, elas tendem a ser consumidas em larga escala, levando metade de seus usuários habituais à morte.

No Brasil este mesmo estudo foi realizado entre escolares de 12 capitais brasileiras, nos anos de 2002 e 2003, e encontrou uma prevalência de experimentação variando de 36 a 58% no sexo masculino e de 31 a 55% no sexo feminino, entre as cidades. De acordo com o mesmo estudo brasileiro, a prevalência de escolares fumantes atuais variou de 11 a 27% no sexo masculino e 9 a 24% no feminino.

Mulher e tabaco
Com a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho seu papel social também foi se alterando rapidamente. A mulher passou a ter mais poder, tanto aquisitivo, quanto de decisão, dentro da própria sociedade, onde já exercia um papel fundamental de modelo de comportamento para seus filhos.

Em decorrência de todas essas mudanças, a mulher tornou-se um dos alvos prediletos da publicidade da indústria do tabaco, que passou a divulgar o cigarro como símbolo de emancipação e independência. Isto fez e continua fazendo com que o número de fumantes, principalmente entre o sexo feminino, aumente na América Latina.

No Brasil, outro estudo, realizado em 1997 entre estudantes de 10 capitais brasileiras, mostrou que, em pelo menos sete capitais, as meninas vêm experimentando cigarros em maior proporção que os meninos. A participação das mulheres no número de fumantes vem aumentando, sobretudo nas faixas etárias mais jovens.

Até algumas décadas atrás, acreditava-se que os efeitos da dependência do tabaco era mais forte nos homens, mas à medida que novas gerações de fumantes foram chegando verificou-se que, as mulheres são igualmente ou mais suscetíveis aos malefícios do fumo, devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional.A mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce (em média 2 anos antes) e dismenorréia (sangramento irregular).



" beeing a woman sucks "

9 comentários:

Paulo disse...

Ai, ai... lá vou eu pra trigésima tentativa de largar o cigarro esse ano!! Não sei mais o que fazer...

:(

Mauri Boffil disse...

Eu já nem tento mais desistir de fumar...

Guará Matos disse...

Paulo,
Simplesmente largue!
Eu fumava até 1994 demais, eram as vezes três carteira de cigarros por dia e quando "emburacava no goró" chegava a cinco. Meu filho nasceu e Junho desse mesmo ano e eu resolvi parar. Já havia tentado duas vezes e permanecido 6 meses cada, sem fumar. Então, joguei o maço no lixo e fazem 16 anos que não fumo. Ah, sou abusado! Gosto de provocar para ver se sinto vontade. As vezes compro um charuto, pois, não precisa tragar. E a vontade de cigarro, nem de longe me atinge.
Abraços.

hellomotta disse...

Ok, não fumarei hoje! hahaha

Visão disse...

Eu odeio cigarro e o cheiro dele. uma vez tentei fumar, mas acredite em mim, parei na segunda tentativa.

Lobo Cinzento disse...

Não consigo nem chegar perto de cigarro.

Meus Deus, como fede!

Beijos O+*!

Paulo Braccini disse...

Tb sou dos q fumam abominando este vício ... nem sei mais se conseguirei parar algum dia ... mas enfim ... tá valendo tudo para acabar com esta praga ...

Só uma coisa não entendo ... como a sociedade através de seus governos consentirem na produção, divulgação e comercialização desta droga ... vai entender neh ... bem ... claro que eu entendo ...

bjux

;-)

Rafa disse...

Eu não fumo, e acho ruim o cheiro. Lembro de quando era permitido na night fumar e a gente saí defumado. Meu único vício é cafeína, espro que não desubram nada de muito ruim sobre isto, rs. Bj

AD disse...

Eu não li tanta coisa não. Mas um dia vc para de fumar, nem que seja já morta. Hahahahahah.

Hj eu tô podre, pior que fumaça de cigarro.