segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nunca fomos tão rápidos

Não sou um exemplo de pessoa "conectada", mas tento, na medida do possível, não perder o trem da história e acompanhar minimamente a evolução tecnológica e suas alterações no comportamento humano. Não é simples, pois cansa trocar de Celular. Cansa trocar de versão de software. É frustrante descobrir que não é mais no mesmo lugar que se executa determinada tarefa. E cansativo descobrir onde é. Então, mesmo pagando um alto preço, é para o futuro que me oriento. Não sou daquelas que relembram o passado e dizem que já fomos melhores. Não acho. Não quero voltar a viver num mundo sem e-mail, sem celular com internet e sem google. Por isso, não consigo parar de pensar nos acontecimentos virtuais da última semana. A força de algo começou a se delinear...algo ainda embrionário mas que eu vi claramente nos episódios que pautaram o Facebook: BBB e Luiza. Ainda não cheguei na twitterland.

1º - BBB: Não vi. Mas acredito no relato do meu especialista de plantão, Gato de Van Kamp, de que houve um momento em que a moça desacordada foi montada e que quem estava vendo começou a twitar sobre o abuso. Mesmo não tendo havido penetração, a situação já está enquadrada pela nova lei do estupro. E , na minha opinião, não precisaria nem da moça confirmar nada, uma vez que foi ao vivo o flagrante. Bastam as testemunhas que viram o PPV. Ela estava desacordada. E o tal programa deveria sim ser retirado do ar por estimulo, conivencia e acobertamento de crime.
Fiz um exercício de imaginação em cima do fato de que um monte de gente desinibida, poucos escrupulos, muita bebida e cativeiro já seriam ingredientes presentes em outros BBBs, o que poderia ter feito isto já ter acontecido antes e não ser um fato inédito. O que provavelmente mudou foi que alguém que estava vendo não estava mais isolado em sua casa sem poder fazer nada. A pessoa que viu, twittou. Outro que viu a mesma coisa, retwittou e a denuncia se alastrou. Não me venham dizer que isso foi jogada para aumentar o Ibope do BBB... porque isso é coisa que não se controla. É claro que eles vão tentar reverter tudo para seu favor. É isso que o sistema faz. Mas ninguém teria um plano de marqueting de associar a imagem do BBB a uma coisa tão negativa quanto um estupro. Nunca.

2º - Luiza. Adoro. Adorei a piada. A propaganda tosca de um imbecil provinciano falando da "sociedade paraibana" enquanto reune uma familia sem graça toda apertadinha no sofa da sala com os joelhinhos pontudinhos aparecendo, merecia nada menos que virar uma piada local. E quem já criou piada ou expressões locais ou de determinados grupos sabe como estas coisas são. Quanto mais tosco, mais engraçado. Quanto mais simples, mais fácil de pegar. A questão é que o "local" não é mais um pequeno bairro de João Pessoa. O Twitter e o FaceBook tornaram esta piada local, nacional. O local é a provincia Brasil. Simples assim. Quando conheci a piada, já estava velha. É claro que o mesmo sistema usou a piada para vender. É isso que o sistema faz: camisetas de griffe com a estampa do Che Guevara. Tudo serve para ganhar dinheiro. Tudo o que começa de forma espontânea, livre e criativo, vai ser de uma forma ou de outra usado para fazer dinheiro.

Tanto num caso quanto no outro, tudo rápido. Just in time. Quase ao vivo. Sem burocracia. O Carlos Nascimento acha que já fomos mais inteligentes. Eu me pergunto quando. Quando nos comunicávamos com sinais de fumaça? Ou quando a TV era uma via de mão única e ninguém podia questionar? A verdade é que nunca fomos tão rápidos e tão eficientes em pautar a mídia. Mas alguns não conseguem dormir com um barulho destes... Por isso desviam o foco para uma discussão intelectualóide criticando o conteúdo. O que me parece um sintoma de que já perceberam que mesmo um pequeno fio de liberdade pode estremecer o sistema é que esta semana louca tenha sido também a mesma de uma das primeiras dramáticas batalhas pela liberdade na internet, com a discussão do SOPA. A guerra está só começando. E, neste caso, os que concordam que já fomos mais "inteligentes" me parecem que vão acabar chegando atrasados.

10 comentários:

hellomotta disse...

Não é a toa que os governos mais controladores proibam a internet!
Eu curti a piada! Não só ela, como todas as suas variações. Sobre o BBB, eu sou contra a acusação de estupro. Eu acho que aquilo acontece, e muito, nas nights.
A única coisa que eu vi de errado ali, foi como os produtores deixam os participantes de embebedarem e se drogarem daquela forma. Porque sim, duvido que tudo aquilo tenha sido culpa só do alcool.
Mas é claro, todo mundo já deve ter comentado isso, exceto, você sabe quem...
hahahahaha

Mulher Asterísco disse...

Art. 215. Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima.

Se acontece muito na night ou não, é crime mesmo assim. Alcool e estes energéticos...duvido que não sejam drogas...

Lobo disse...

"E, neste caso, os que concordam que já fomos mais "inteligentes" me parecem que vão acabar chegando atrasados."

Bem o que eu penso. Achei de um mau-humor ímpar a declaração do dito cujo. Sabe, não mata ninguém?

Eu fui outro que descobri tarde demais a piada da Luiza, mas achei bem divertida... até que abusaram, e perdeu a graça :p

Mas sobre o BBB, esse eu nem gosto de comentar...

Beijo O+*

Fred disse...

Inteligente mesmo é quem tem senso de humor. O resto é resto... hehehe! Bjz, diva!

Gato Van de Kamp disse...

Amei o post e me sinto lisonjeado de tamanho confiança. Super-concordo com cada virgula de suas colocações, cheguei a sitar no meu FB... Essa discussão a cerca do SOPA muito me preocupa e não estou nem um pouco interessado em andar pra trás na busca do tal "tempo em que já fomos mais inteligentes"...

Fred disse...

Mas pra ti, minha Asterisca, eu preparo todo santo dia um menu especial de baixas - e saborosas - calorias. E ainda lavo a louça depois. Hehehehe! Amo-te! Bjz!

Fred disse...

Quem manda ficar expondo a figura e tomando cervejinhas nos bares da vida... hehehehe! Sua devassa!!!! Bjzzzzz!

Cara Comum disse...

Nossa, mulher! Vc resumiu tudo o que eu penso num belo post que eu nunca seria capaz de fazer! Parabéns, de verdade!

Eu também faço arte dos que tem que correr atrás pra não ficar de fora (e não sou o exemplo de ser "conectado") e creio que vc está certíssima sobre a declaração do Nascimento.

Abraços!!

Fred disse...

Esperando ANSIOSO por esse e-mail com requisições asterísticas... hehehe! Mandalogoamore! Bacios!

Gato Van de Kamp disse...

Sore seu comentário no meu texto em que falo sobre o Foxx... Vc está certíssima, a homofobia talvez tenha sido apenas uma ilustração do que falava, Embora esta tenha sido a principal tônica presente nos comentários dos meus colegas o texto fala sobre esse movimento de encarar essa tal de família, dentro e fora da gente....

Amanda.. Como te acho no FB????