quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Apresentação do Blog "Niomar"

Passem lá para conferir: http://esquecidaniomar.blogspot.com.br/

"Niomar Moniz Sodré Bittencourt, em sua época, foi mais conhecida como Dona Niomar. A reverência, se de um lado indica o respeito, e, até mesmo, o temor que inspirava, muito mais se confundia com a sua própria condição de dona do jornal mais importante de nosso país na década de 60, o Correio da Manhã. Se foi sob sua gestão que o jornal sucumbiu, também foi sob ela que protagonizou seus momentos mais heróicos.

Mas não só o Correio da Manhã. Também era voz corrente que o MAM era o museu de D. Niomar. Neste caso, não se tratava de uma relação de propriedade, mas sim, de autoria. Para dar materialidade física ao museu e ao seu projeto pedagógico, “mundos e fundos” haviam sido movidos por esta adjetivável mulher.
É possível afirmar, sem medo de errar, que chegou a ser a mulher mais influente e poderosa na segunda metade do séc XX em nosso país.
Nestes tempos em que vivemos, de celebridades e sub-celebridades que são esquecidas na semana seguinte, resgatar do anonimato histórico um mulher que ousou defender e lutar por aquilo que acreditava e, por isso, sofreu conseqüências é uma obrigação com a história de nosso povo e, principalmente, com as gerações mais novas, que começam a cobrar nas ruas o resgate da memória e da verdade sobre esta época.
Niomar foi uma mulher profundamente conectada com o seu tempo, mas pelo ângulo do futuro. Vanguardista, portanto. Mas neste mesmo tempo, sua individualidade jogou um lugar único e, por isso, atitudes suas, se não tiveram papel decisivo na alteração do fluxo dos acontecimentos históricos, ajudaram a configurar as feições de como estes grandes acontecimentos se deram concretamente.

Este blog tem o objetivo de garimpar e reunir registros que nos permitam conhecer melhor a Niomar, não apenas a Dona, nem apenas os adjetivos, mas uma pessoa inteira, ambígua e que ocupou plenamente o seu lugar na história. "





4 comentários:

Fred disse...

Sucesso!!!!
Brindes de "Viúva" com Tiramisù pra ti, amore mio!
BeijAs!

Raphael Martins disse...

Quem sabe na próxima, querido... rs. Abcs.

( respondendo ao coment no FY )

Fred disse...

Mega findi pra ti, minha eterna heroína! E sunga branca? Onde? Hahahahaha! Bjonas!

Cara Comum disse...

Muito boa essa dica! Thanks!